quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Mundo na Mão




1 comentário:

Anónimo disse...

O Mundo na mão!

Zé Augusto! O teu “Mundo na mão” fica agora à minha guarda!...
Comecei por me interrogar sobre o que, na tua vivência de pintor, quiseste traduzir com este quadro.
Naturalmente que está lá a tua sensibilidade humana enraizada nas tuas perenes origens com berço numa aldeia raiana de Trás-os-Montes, sobressaindo a forma carinhosa como seguras o “Mundo na mão” e aquela réstia de esperança que dele se desprende, qual Luz ao fundo do Túnel.
Partilhando algumas das tuas raízes, também eu logo fiquei sensibilizado para este quadro em momento particular, quando o destaquei naquela noite da inauguração da tua Exposição na minha Terra Natal, em Vimioso, lá colocando simbolicamente uma “fitinha azul”.
Azul em diversos tons, outros tantos contrastes que se reflectem no Mundo que está naquela Mão, constituído não só de elementos mais sombrios feitos de ganância e adulteração do ser humano, mas também, e sobretudo, de renovada afirmação, qual ciclo da Natureza em perpétuo aperfeiçoamento e valorização do Homem.
O teu quadro fez-me lembrar uma Oração de Esperança que a minha Mãe (Que tanto te admira e que tanto estimulas com a tua música!) me ensinou para cada novo despertar:
- Já lá vem a Luz do Dia,
- Bendita sejais Maria,
- Pai Nosso e Avé Maria!

- Santíssima Trindade nos dê bons dias,
- Salvação para as Almas,
- Paz e sossego com todo o Mundo,
- Ámen!...

Manuel Lopes